segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Porque era necessário Jesus passar por Samaria?



 


"Não ter tempo para Deus, é viver perdendo tempo."

Essa passagem é uma das mais lindas da Bíblia, onde narra o diálogo do mestre Jesus e uma mulher samaritana (João 4:1-29). Nessa passagem Jesus quebra três regras sociais judaicas, vejamos:

1ª - A mulher era considerada inferior ao homem. Um homem do oriente médio, jamais falaria em público com uma mulher, mesmo se fosse irmã ou mãe.

2ª - Os judeus não falavam com os samaritanos pois achavam que eles tinha traído sua fé realizando casamentos com estrangeiros, ( o que era proibido pela Palavra de Deus). Judeus e samaritanos se odiavam e evitavam ter qualquer contato, um judeu jamais comeria em um prato que o samaritano tivesse comido.

3ª - Nenhum homem respeitável principalmente um mestre falava com uma mulher de má reputação.

Jesus não está preocupado com costumes e tradições humanas, o seu propósito e objetivo quando esteve aqui na Terra era o de alcançar vidas, esse continua sendo o seu desejo, salvar e libertar vidas do reino das trevas e trazer para o seu maravilhoso Reino da Luz. Ele amou aquela mulher e se manifestou, se revelou a ela, independente do que os "crentes" da época aprovassem ou não.
Mas porque era necessário ele passar por Samaria como nos relata o vs. 4?

O historiador Flávio Josefo nos conta que por esse trajeto a viajem ficava três dias menor.  Mas temos certeza que não foi por isso que Jesus tinha que passar por Samaria, pois o nosso Mestre nunca viu distância, nunca mediu esforço para alcançar e salvar uma vida.

Então porque? Era necessário ele passar por Samaria para alcançar aquela vida, Deus havia marcado um encontro naquele lugar com aquela mulher para que ela fosse liberta e o nome d`Ele fosse glorificado. Era necessário para que hoje eu e você tivéssemos acesso a esse relato maravilhoso, e vermos o quanto o nosso Mestre ama o pecador, independente de sexo, cor, idade, nacionalidade, ou posição social. Ele quer libertar aqueles que estão afastados da sociedade, excluídos pelos homens, vivendo uma vida a mercê de satanás. Ele veio nos dá vida e vida com abundância (João 10:10b).Aquela mulher foi buscar água no poço por volta do meio dia, pois nesse horário ela não encontraria outras mulheres, que provavelmente viravam as costas para ela e a discriminavam, para aquela mulher essa hora seria uma maneira dela fugir das afrontas, para Deus aquela hora foi a hora que ele preparou para mudar o quadro da vida dela.. Creia nesse Deus na eficácia da Palavra D`Ele e Ele mudará todo o quadro da tua vida. Para aquela mulher ela estava ali por uma razão natural, a água; para Jesus ela estava ali por uma razão espiritual, a sua libertação, Jesus usou a água natural para lhe dá da Água Espiritual que é Sua Palavra a Água da Vida.Alguns fatos importantes que me chamou atenção na vida daquela mulher:
- Ela parou para ouvir Jesus; ela poderia ter ido embora pois reconheceu que ele era judeu.

- Ela teve interesse de ouvir A Palavra de Deus, vs 10,11,12, e começou a fazer perguntas.

- Ela falou a verdade, (disse que não tinha marido), ela abriu o coração para o mestre vs 17.

- Ela creu na Palavra. Quando ela creu deixou o natural (cantâro) e correu para falar do que era espiritual.

- Ela começou a praticar a Palavra saiu para anunciar a Cristo no meio dos seus.

Desde aquele dia com toda certeza a vida daquela mulher jamais foi a mesma, quando temos um encontro verdadeiro com Cristo, Ele torna tudo novo, faz com que a água da Sua Palavra nos lave, nos limpe, e nos molda segundo o seu quer e a sua vontade.

Vamos ficar atentos a voz do Senhor, a sua direção, pois muitas das vezes será necessário, passarmos por determinados lugares, por determinadas situações para que o nome d`Ele venha ser glorificado através de nossas vidas. 

Pr.Robenildo. 

Nenhum comentário: