quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A Depressão do Profeta Elias


"Elias, foi sentar-se embaixo de um pé de zimbro e pediu a morte" I Rs 19:4

É dificil entender como alguém de relacionamento tão íntimo com Deus, cheio do Espírito Santo, chegue a tal situação. Elias, não foi o primeiro, e não será o único. Por todos os dias, desfrutamos de misericórdia e fidelidade Divina, porém, quando as tribulações nos chegam, a falibilidade humana, tende a esquecer a infalibilidade de Deus. Elias, estava desanimado, angustiado e cheio de dúvidas:Ameaçado de morte, foge da terrível Jezabel e refugia-se no deserto, embaixo de um pé de zimbro, pedindo a morte.

Ele preferia ser morto por Deus, a ser entregue a uma ímpia . Elias, havia presenciado a morte, de muitos profetas, não esperava, contudo, que sua vez chegaria. Afinal, ele era amigo de Deus, com muitas promessas a serem realizadas. Isto já conteceu com você? Acreditou firmemente nas promessas Divinas e de repente viu tudo conspirar contra? Deus, havia esquecido de Elias? Haveria Deus, esquecido de mim e de você? Dos que O buscam e confiam em Sua providência?

Eu já estive como Elias. Foi quando escrevi o artigo: "No começo era o fim" ou "Não temas, verme de Jacó". Estive, em um momento de grande angústia, vi, uma porção preciosa de minha vida desmoronar. Parecia o fim. Não cheguei a pedir a morte, mas, era como se houvesse morrido. Me refugiei no "zimbro", A Palavra de Deus. As mensagens, que ministro, passam primeiramente por mim. Deus, me fala, me anima, me conforta, e me sinto na obrigação de fazer o mesmo. Porque sei, que outras vidas serão edificadas. Embaixo do "zimbro", recebo Àgua e Pão. Me fortaleço para prosseguir, confiante de que Deus está comigo.

Hoje, ao reler o artigo que escrevi a dois anos atrás, vejo como Deus me foi fiel. Converteu o mal começo. Tornou tudo novo e melhor! Maravilhoso É O Senhor! Grande em poder e misericórdia! Elias, caminhou solitário, por um dia, em direção ao deserto, sem comida, nem água, em silêncio, conversou com Deus, porque sequer tinha forças para falar. Ao encontrar a sombra, contemplou a aridez do solo, o céu, sem nuvens, e erguendo sua voz, orou, a Deus. Não era a oração que Deus, queria ouvir. Mas que Deus, sabia ser possível e previsível a todo e qualquer homem limitado e oprimido.

Satanás, ataca-nos em nossos momentos de fraqueza. Foi assim, com Jesus, no deserto. Jesus, teve fome, o inimigo, lhe ofereceu pão. Ele se apresenta, como a solução mais rápida e fácil. Foi assim com Elias: "Pede a morte, você, não merece mais viver dessa forma", essa voz, "martelava" na cabeça do profeta. Assim, como martelou na de Moisés, Jonas e Jô. Exatamente, quando se acharam em grande aperto, eles, também, pediram a morte. Ao nos sentirmos derrotados, o inimigo, tem a vitória.

Quando você estiver caminhando para o deserto, lembre-se, refugie-se no zimbro: "E deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis então que o anjo o tocou, e lhe disse: levanta-te come" I Rs 19:5. Elias, estava tão desanimado que comeu bebeu, mas dormiu novamente. Isto, pode acontecer conosco. Elias, recebeu o Rhema de Deus. Deus, falando especificamente para Ele. Uma palavra viva, tão viva, que moveu o céu. Um anjo, visível, lhe animando. Elias, tornou a dormir. E pela segunda vez ouviu: "Levanta e come, te será muito longo o caminho"I Rs 19:7. O caminho foi realmente longo, o profeta, caminhou por quarenta dias no deserto, fortalecido por Deus.

Talvez, Elias desejasse, comer e dormir para sempre, mas, é impossível, permanecer inerte, quando Deus nos fala fazendo-nos saber que está conosco. Quando Deus fala, tudo se transforma. Quando Ele diz: "Não temas, pois, porque estou contigo" Is 43:5, impossível não se levantar. O profeta, seguiu, porém, após os quarenta dias, tornou a se sentir fraco. Se refugiou em uma caverna, e Deus, novamente, o falou, através de uma brisa "mansa e delicada". Elias estava obstinado. Deus, porém, não desistiu de Elias. Ele nunca desiste de nós. Por isso, "saia da caverna". Não se intimide pelas ameaças do inimigo. Coma e beba no "zimbro" e não desista.

"Senhor, mataram todos os profetas e só eu fiquei e buscam minha vida para matar-me" I Rs 19:14. Elias, estava certo de que era o único naquela situação. Deus, pacientemente , o manda retornar, diz para ele ungir Eliseu como profeta para substitui-lo, por fim, revela a Elias que existiam mais sete mil homens (profetas), na mesma situação dele: ameaçados de morte, fugindo de Jezabel. Não somos os únicos a passar por tribulações, existem milhares de vidas em situação igual ou pior que a nossa.

A história de Elias, teve um final feliz. Ele venceu em vida, até ser arrebatado aos céus. Seus inimigos, tiveram um fim trágico. Elias, com todas as suas falhas, foi agradável a Deus. Conosco, não é diferente. Deus nos ama. Mais do que nossa finita mente possa alcançar. Ele, não quer que desistamos, mas que nos refugiemos Nele. No "zimbro", onde Àgua e Comida, nos fortalecerá rumo a vitória. Que as lições de Elias "homem sujeito ás mesmas paixões que nós"Tg 5:17, fale, profundamente aos nossos corações, amém.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

TEMA: HOMEM, UM SER LIMITADO TEXTO:
 Jó 30:26; Sl 90:10

 As nossas limitações nos impossibilitam de irmos até aonde queremos e de alcançar tudo aquilo que desejamos. Essas limitações foram estabelecidas por Deus como um controle para que o homem não faça o que queira, e reconheça a soberania divina sobre ele, no entanto, ele não limitou o homem de tal modo que ele não pudesse desenvolver grande parte do seu potencial, mas que ele entenda que as decorrências serão dentro da soberana vontade de Deus. Consultar a Deus, pois a resposta pertence à dele (Pv 16:1,2; Tg 4:15; Hb 6:1)

 I. Como saber se o que faço é da vontade de Deus?
 1. Conhecendo as escrituras sagradas, nela encontramos a luz que alumia os nossos caminhos (Sl 119:105).
 2. Nela encontramos o que se pode fazer ou não.
 3. Ela indica que Deus tem um propósito para cada pessoa;
 4. Ela faz o homem reconhecer que o querer de Divino prevaleça durante toda a nossa vida aqui; 5. A palavra de Deus mostra que os planos dos nossos corações serão confirmados ou não pelo Senhor. (Pv 16:1-3;19:21).

 II. Quais as limitações humanas impostas por Deus biblicamente? 

1.       Caminho cercado (Jó 3:23);
 2.       Pés no tronco (Jó 13:27; 19:8);
 3.       Tempo limitado (Sl 90:10; Ec 8:8);
 4.       Vida limitada (Jó 14:1,7; 38:4; Sl 139:5; Sl 105:15,16; Lm 3:7; Ec 12:1-7; Tg 4:14);
 5.       Impossibilitado de mudar um fio de cabelo (Mt 5:36);
 6.                  Trabalho árduo, viver do suor do rosto (Gn 3:19; Sl 128:2).
 7.       Limitado pelo fator tempo, por isso tem que correr contra ele (Ec 3:1-8);
 8.       Conhecimento ou saber limitado (Jó meu ip 38:4,8-11; 39:1,2);
 9.       Poder limitado (Jó 38:41); 
10.               Limitado pós morte, nada podendo levar consigo (Sl 49:17).

 III. O que devo fazer diante das minhas limitações? Desenvolver 
1. Não se acomodar.
 2. Buscar conhecimento;
 3. Ampliá-los
 4. Especializar-se profissionalmente na área que escolher. Devocional
 5. Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33).
 6. Não desperdice tempo (Ec 9:10).
 7. Façam investimento no reino dos céus, e nada perderá (Mt 6:19-21); 8. Nada faça para a sua glória (Fp 2:3,4);

 IV. Aumentos de dias
 1. Obedecendo a Deus I Rs 3:14; Sl 91:16; Pv 3:2; 9:11; Pv 10:27);
 2. Ao honrar seus pais (Ex 20:12);
 3. Quando cuida do seu corpo, o templo de Deus (I Co 3:16,17; 6:19,20); 
4. Um bom estilo de vida pode aumentar Quando reconhecemos as nossas limitações estamos tendo a oportunidade de desafiar a nós mesmos e avançar em direção ao que desejamos na vida. Devemos saber que tudo é possível, principalmente quando entendemos que para Deus nada é impossível (Jó 42:2; Mt 19:26; Lc 1:37).

 A humildade diante de Deus e das pessoas nos fazem entender que necessitamos de ajuda das outras, assim também compreender que a nossa vida e projetos dependem de Deus “Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tg 4:13-15).
TEMA: OS PERIGOS DA INSENSATEZ.
 “Assim como a mosca morta faz exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco estultícia.” Eclesiastes 10.1

 Uma mosca, inseto que aos nossos olhos é insignificante para estragar o perfume de um perfumista, entretanto ela tem a capacidade de deteriorá-lo, não somente o perfume como também contagiar os alimentos.  A lição é: um pouco de insensatez pode destruir os bons feitos de muitos sábios. “O fulano é tão inteligente, mas um pouco da sua insensatez desmereceu a sua inteligência”. Muitas vezes os nossos planos são magníficos, mas um pouco da nossa insensatez pode estragar todos eles. (I Co 5.6). Comentarei neste assunto sobre a insensatez, a prudência e as pequenas falhas que podem estragar grandes projetos.

 I. Definição
 Insensatez - esse substantivo feminino caracteriza a insensatez ou atitude de quem é insensato; falta de juízo, tolice, loucura; resultante da falta de bom senso, de ponderação; imprudência loucura.

 II. A insensatez 
1. O insensato pela sua loucura constrói a sua casa sobre a areia, e com a sua própria insanidade a derruba (Mt 7.26). A insensatez tem conduzido muitas pessoas à desgraça, “Todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura.” (Pv 13.16; 12.23; 15.2). 

2. Ela está cada vez mais habitual na vida de muitas pessoas, principalmente naquelas que menos esperamos. Isso é visível em todos os seguimentos da sociedade, inclusive no mundo cristão. A insensatez tem gerado escândalos que prejudicam o crescimento do reino de Deus na terra.

 3. A mosca morta significa as nossas pequenas atitudes, sejam elas, em expressões, ações ou atitudes irrefletidas. O insensato expõe tudo o que há dentro dele, isso constitui-se um perigo principalmente no mundo atual.

 (O rei Ezequias após ser curado milagrosamente, recebeu uma embaixada do Rei de Babilônia (Merodaque - Baladã) trazendo consigo presente para ele, o problema não era receber a visita, mas ter a insensatez de mostrar tudo o que havia em sua casa, inclusive os seus tesouros, isso não pareceu bem aos olhos do Senhor, meu ip por isso foi repreendido pelo profeta Isaías declarando-lhe as consequências (2 Rs 20.12-18).)


 “Basta um pouco de insensatez para desmerecer toda inteligência.” 

 III. A prudência é resultante da sensatez
 A prudência é a virtude que nos faz prever os perigos, Jesus mostrou aos discípulos o valor e a necessidade dela (Mt 10.16). Os prudentes não edificam a casa sobre a areia, mas, sobre a rocha, seus sinônimos são: Cautela, atenção e prevenção, que são resultados de uma mente sensata. (Mt 7.24,25). A mente sensata e sábia deve ser constante, isso significa ponderarmos bem todas as nossas atitudes somente assim poderemos ter uma vida com menos problemas e saudável (Pv 4.12); “todo prudente age com conhecimento.” Pv 13.16a). Na Bíblia tem muitos exemplos extraordinários de pessoas prudentes; Ester, após uma sentença do Rei para destruir todos os judeus, sabendo ela, interveio em oração e jejum, e de forma sábia e perspicaz até que a ponta do cetro do rei fosse apontando para ela (Et 3. 9; 5.1-5; 8.3-11), a prudência de Ester fez com que Hamã fosse atropelado pela sua própria arrogância, a sua imprudência geriu a própria desgraça (Et 8.7).

 O insensato cai na sua própria armadilha (Sl 57.6).

 “O prudente vê o mal e se esconde, mas o simples prossegue e sofre a pena.” (Pv 22.3)

 “...vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” (Ef 5.15). Necessitamos ser cautelosos, por falta de cautela muitos têm abortados seus projetos, o mais, pessoas consideravelmente inteligentes. Os nossos cuidados devem ser permanentes, pois uma pequena bobagem pode ser tão danosa quanto uma mosca morta no unguento do perfumista, “Um pouco da sua insensatez faz desmerecer toda a inteligência que se tem” (Ec 10.1). “A loucura é a causa de muitas desgraças”. Guardemos as recomendações de Salomão (Pv 9.6; 21.20); Jesus diante dos escribas e fariseus (Mt 23.17,19); Paulo considera os gálatas insensatos (Gl 3.1,3); (Ef 5.17) Devemos abandonar toda insensatez e seguir caminhos que nos levem ao bom senso; (Tt 3.3). "A sensatez deve presidir todos os atos da vida do homem." (Carlos Bernardo González Pecotche)

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

JP CONTROLE DE PRAGAS
"É a capacidade de nós comprometer que nós diferencia"











Conheça nossos serviços através das redes. 
Não perca tempo solicite já uma visita.

Essa empresa eu assino em baixo.
Pr. Robenildo Lins