A palavra metanoeo (grego) ocorre 32 vezes no N.T. e significa: mudar de parecer, arrepender-se. O substantivo metanoia (grego) ocorre 23 vezes e significa: mudança de sentimentos, arrependimento. Metamelomai (grego) aparece pouco, e é usado quase exclusivamente no sentido de lastimar-se, ter remorso. Arrependimento (metanoeo), arrepender-se mudar de pensamento, virar-se, voltar-se. O sentido primário no judaísmo sempre é uma mudança de atitude, do homem para com Deus e na sua maneira de viver a vida.
É uma mudança de opinião, uma mudança de atitude que realmente produz mudança de direção nos pensamentos, nas palavras e nas ações [J. Dwight Pentecost, A Sã Doutrina]
No V.T., o verbo arrepender-se (ninham) ocorre 35 vezes. Geralmente é empregado para indicar uma mudança contemplada em Deus nos Seus tratos com os homens, para o bem ou para o mal, segundo Seu justo juízo (1Sm 15.11,35; Jn 3.9,10), ou então, negativamente, para garantir que Deus não se apartará do Seu propósito já declarado (1Sm 15.29; Sl 110.4; Jr 4.28). A maneira característica do V.T. expressar o arrependimento do homem para com Deus, consiste, pois, em voltar-se para o Senhor de todo o coração, alma e forças (2Rs 17.13,23,25).
Metanoia, no mínimo, é usada para indicar o processo total da mudança. Deus concedeu aos gentios arrependimento para a vida (At 11.18); a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação (2Co 7.10). No entanto, de modo geral, se pode dizer que metanoia denota aquela mudança interior na mente, afeições, convicções e lealdades que se arraiga no temor a Deus e na tristeza pelos delitos cometidos contra Ele, a qual, quando é acompanhada pela fé em Jesus Cristo , resulta no abandono do pecado e na volta para Deus e Seu serviço na totalidade da vida. Ela nunca traz pesar e é dada por Deus (at 11.18). Metanoeo, indica a mudança interior consciente. [2]
No N.T. João Batista prega arrependimento, sendo que o arrependimento era expresso pelo batismo, pela confissão dos pecados e pela produção de frutos dignos de penitência. Jesus também pregou arrependimento. O arrependimento é uma conversão total e sincera. Cristo compara o arrependimento como o se tornar uma criança. Os apóstolos também pregavam arrependimento. O arrependimento se transforma em fé e é o primeiro fruto e o correlativo do arrependimento, a atitude pela qual se volta a Deus vindo do pecado.
Após o arrependimento dos pecados ocorre a conversão. O arrependimento significa que as transgressões são anuladas (Is 44.22). A Bondade de Deus leva o homem ao arrependimento (Rm 2.4).
Elementos do arrependimento:
1) intelecto, uma mudança na maneira de pensarmos em Deus, em nossos pecados e em nossas relações como o nosso próximo;
2) emoção, o elemento emocional é sempre o elemento preponderante no arrependimento, os sentimentos da personalidade (Sl 51);
3) vontade, o arrependimento cria um novo propósito na vida do homem.
O arrependimento consiste de uma revolução daquilo que é mais determinativo na personalidade humana, sendo o reflexo, na consciência, da radical mudança operada pelo Espírito Santo por ocasião da regeneração. A salvação não pode ocorrer se não houver arrependimento.
Governo divulgou nesta sexta (6) negativa de pedido feito ao Ministério. Nesta madrugada, 33 presos morreram na penitenciária
Governo divulgou nesta sexta (6) negativa de pedido feito ao Ministério. Nesta madrugada, 33 presos morreram na penitenciáriaDocumentos divulgados nesta sexta-feira (6) pelo governo de Roraima revelam que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, negou o envio de homens da Força Nacional à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde 33 presos foram brutalmente assassinados nesta madrugada.
Nos ofícios divulgados pelo secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, a governadora do estado Suely Campos (PP) solicitou com urgência o envio de reforço da Força Nacional tendo em vista o "grande clima de tensão" vivido pela população do estado devido a problemas no sistema prisional. O documento foi enviado ao ministério em novembro, cerca de um mês após dez presos terem sido mortos na unidade em um confronto de facções rivais.
"Não dá para dizer se teriam acontecido essas mortes se a Força Nacional estivesse aqui. Com certeza, teria sido mais difícil de acontecer essas mortes", declarou o secretário Uziel Castro, afirmando que as mortes foram uma "barbaridade" e que os mortos no presídio não eram de nenhuma facção.
Na resposta do Ministério da Justiça, Moraes alegou que "infelizmente" não poderia atender ao pedido porque a Força Nacional estava "em fase de preparação para enfrentamento de homicídios e violência doméstica cujo plano estava em desenvolvimento no Ministério". A assinatura de Moraes data do dia 26 de dezembro.
Questionado pelo G1, o Ministério da Justiça disse que de fato foi procurado pelo governo de Roraima em novembro e que irá se manifestar a respeito ainda nesta sexta (6).
Presos 'destroçados'
O secretário Uziel Castro disse que os corpos dos presos mortos na penitenciária foram "destroçados" e diversos decapitados.
Segundo ele, não houve rebelião e a matança seria de responsabilidade de presos do Primeiro Comando da Capital (PCC), que estavam concentrados no centro de detenção. As mortes ocorreram por volta das 2h30, segundo um funcionário do presídio.
Mais cedo, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse em entrevista coletiva que a matança em Boa Vista “não é aparentemente uma retaliação do PCC em relação à Família do Norte”, relembrando o massacre ocorrido no Amazonas nesta semana.
Ainda segundo o ministro, "nesse presídio houve a separação da facção, então todos eram da mesma facção, todos eram ligados ao PCC”. Posteriormente, entretanto, o governo de Roraima afirmou que os mortos não pertenciam a nenhuma facção criminosa - apenas os autores do massacre são integrantes do PCC.
Alexandre de Moraes também disse que informações preliminares davam conta de que três dos mortos eram condenados por estupro.
“E os demais eram rivais internos e, segundo informações iniciais, haviam traído os demais. Era um acerto interno, o que não retira em momento algum a gravidade”, disse ele.
O ministro chegou a anunciar que iria a Boa Vista, mas cancelou a viagem. O Ministério da Justiça disse ao G1 que o cancelamento da viagem se deu porque, na conversa com Temer, a governadora de Roraima afirmou que não havia necessidade de o ministro ir até o estado. Segundo o presidente Michel Temer, a situação está sob controle.
Alerta emitido pelo Amazonas
Na terça-feira (3), o Amazonas emitiu alerta para Roraima no intuito de avisar sobre possíveis confrontos entre presos nas unidades do estado. No domingo (1º), 56 presos foram mortos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus.
Em outubro, 10 detentos já tinham sido mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo durante um confronto de duas facções rivais. Familiares foram feitos reféns. Alguns detentos foram queimados e outros decapitados. Na época, a polícia apontou 50 suspeitos.
O número de mortos colocou Roraima em 9º no ranking de mortes violentas em presídios, conforme levantamento do G1.
Após o confronto, presos de facções rivais foram separados em unidades e chefes de organizações foram transferidos para outras unidades prisionais. Alguns foram levados para um presídio de segurança máxima no Rio Grande do Norte.
Mais de 1,4 mil presos
A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo é a maior unidade prisional de Roraima e até outubro abrigava mais de 1,4 mil presos, o dobro da capacidade. O presídio é administrado pelo próprio estado e tem condições "péssimas", segundo uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça de setembro de 2016.
Em dezembro, o governo anunciou a construção de um presídio de segurança máxima no estado para abrigar presos do regime fechado. Na ocasião, foi informado que as obras começariam em janeiro deste ano. Ao todo, o presídio deve custar R$ 31 milhões, mais da metade dos R$ 46 milhões liberados pelo Ministério da Justiça para reestruturar o sistema prisional de Roraima.
O Pastor Robenildo Lins, presidente da Assembleia de Deus Ebenézer, foi entrevistado por um dos jornais mais lido em Pernambuco e no Nordeste, o Diário de Pernambuco. Uma outra entrevista com o pastor sairá neste próximo sábado, 07 de janeiro, também no Diário de Pernambuco.
A entrevista saiu na edição do dia 31 de dezembro de 2016(sábado) e 1 de janeiro de 2017(domingo).
A matéria escrita pelo jornalista Jaílson da Paz, com o título " Fé e gratidão para um novo tempo", tratou sobre a tradição dos evangélicos em realizar todo final de cada ano o "culto da virada", que entre nós chamamos de "romper o ano na igreja".
Foram entrevistados também um líder religioso judeu e um padre católico.
A matéria do Diário de Pernambuco causou uma grande e boa repercussão tanto entre os membros da Ebenézer, como em outras denominações assembleanas ou não.
O aparecimento da Ebenézer na imprensa pernambucana, através de um jornal tão conceituado é mais uma das provas Deus está cada vez mais abençoando esta obra, tornando-a conhecida e dando mostras de que ela surgiu para soma-se a centenas de outras assembleias de Deus, inclusive às duas maiores, Recife e Abreu e Lima, para adorar ao Senhor Jesus Cristo, e sobretudo pregar o Santo Evangelho do Senhor. Esta responsabilidade está sendo exercida com muita harmonia, sem intrigas e irmanadas com todas as outras igrejas evangélicas que juntas formam o Corpo de Cristo.
"Ao longo de minha vida, as últimas horas do dia 31 de dezembro foram para agradecer a Deus pelo que minha família recebeu ao longo do ano". Palavras do Pastor Robenildo, na entrevista, cuja cópia do jornal segue abaixo:
O primeiro Círculo de Oração da Assembleia de Deus Ebenézer, na Integração do Xambá, Olinda, foi uma bênção de Deus para todos que ali estavam.
O pastor presidente Robenildo Lins ministrou a todos, já no finalzinho do culto, uma Palavra de Deus, sobre a importância da santidade.Ele destacou ser importante o crente ser batizado no Espírito Santo, buscar os dons espirituais, trabalhar na Obra do Senhor, mas que tudo isso tem que vir acompanhada de uma vida de plena santidade diante de Nosso Jesus Cristo.
As irmãs da Comissão do Círculo de Oração, oraram e cantaram louvores a Deus; houve agradecimento a Deus por muitas bênçãos recebidas.
Irmã Ana Lins, esposa do pastor Robenildo, cantou um belo louvor para glória do Senhor Jesus.
O Dc. Irineu Messias, fez a leitura oficial no livro de Ester, 2:5-10, onde discorreu sobre atuação de Deus, de modo, muitas vezes, invisível, mas muito real, comprovando Seu cuidado com as nossas vidas.Assim como foi na vida de Mardoqueu, Ester e todo povo de Deus, cativos na Babilônia.
O Deu de Mardoqueu e Ester, sublinhou o obreiro, é o mesmo Deus que opera nas mais difíceis situações de nossas vidas.
O jovem obreiro, Ricardo Germano, também ministrou sobre as misericórdias de Deus para com as nossas vidas, baseado em Lamentações de Jeremias, 3:22-23
Sim, a Bíblia é digna de crédito. Ao estudar a Bíblia com cuidado, verifica-se que ela não contém erros grosseiros como os encontrados em outros escritos antigos. Embora a Bíblia contenha muitas descrições não científicas, nenhum trecho da Bíblia precisa ser revisto em função de resultados conclusivos de pesquisas científicas.
A Bíblia foi escrita num período de cerca de 1500 anos. Estiveram envolvidos aproximadamente 45 escritores de diferentes origens e ocupações. Entre eles estão os intelectuais Moisés e Paulo, o comandante militar Josué, o ministro de estado Daniel, os reis Davi e Salomão, o pastor de ovelhas Amós, o pescador Pedro, o médico Lucas. Muitas vezes os textos da Bíblia foram escritos em lugares incomuns, como no deserto, na prisão, no palácio, em viagens ou no exílio. Sua redação se deu nas mais diversas situações emocionais como alegria e amor, medo e preocupação, necessidade e desespero. Apesar das 60 gerações que passaram durante sua composição e apesar da grande diversidade de escritores, a Bíblia expõe uma temática uniforme e coordenada, tratando de centenas de tópicos com harmonia e continuidade notáveis.
A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento (AT), com escritos de antes da era cristã, e o Novo Testamento (NT), com escritos da era cristã. Um catálogo ou lista dos escritos incluídos na Bíblia é chamado de cânon bíblico. Os cânones usados pelos cristãos católicos, protestantes e ortodoxos têm diferenças no AT. Não há diferenças na composição do NT.
As listas mais antigas de textos do AT correspondem ao Tanach, o principal conjunto de livros sagrados do judaísmo. Este é o cânon do AT adotado nas Bíblias protestantes. Textos adicionais, chamados de deuterocanônicos, existem no AT das Bíblias católicas e ortodoxas. Estes textos provém da Septuaginta, uma tradução de livros judaicos para o grego, muito usada desde antes da era cristã. As diferenças no cânon do AT podem ser entendidas como secundárias, pois para reformadores protestantes como Lutero, os textos deuterocanônicos "não são considerados iguais às Sagradas Escrituras, mas mesmo assim de leitura boa e proveitosa."
Achados arqueológicos (como por exemplo os escritos das cavernas de Qumran) têm comprovado a qualidade dos manuscritos disponíveis para os textos do AT. E também com relação ao seu conteúdo, o arqueólogo e orientalista William Foxwell Albright (1891-1971) resume: "Não há como negar que a arqueologia confirma a substancial credibilidade histórica da tradição do Antigo Testamento."
A referência mais antiga ao cânon do NT é conhecida como o Cânon de Muratori e data do século II. Relaciona os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), as cartas de Paulo, Judas, as duas primeiras cartas de João e o Apocalipse. Não inclui as epístolas de Tiago, as de Pedro e aquela aos Hebreus. Controvérsias existiram com relação à inclusão no cânon de Hebreus, Tiago, Judas, Apocalipse, a segunda e terceira cartas de João e a segunda de Pedro. Da mesma forma, outros escritos já estiveram no cânon do NT, e depois foram rejeitados. Dentre estes, os principais foram a primeira carta de Clemente aos Coríntios (do século I) e o Pastor de Hermas (do século II). Há documentos históricos, como a História da Igreja, escrita por Eusébio de Cesaréia (cerca de 260-340), que relatam os argumentos usados para inclusão ou não dos diversos textos no cânon bíblico.
A lista completa dos livros do NT aparece pela primeira vez numa epístola de Atanásio de Alexandria para a Páscoa de 367 d.C. Esta mesma lista foi confirmada posteriormente nos concílios regionais Hipona I (393 d.C) e Cartago III (397 d.C) e IV (417 d.C). Um documento conhecido como Decreto Gelasiano (496 d.C.) também confirma este cânon para o NT.
A autenticidade do NT, em especial a dos evangelhos, é significativa para a fé cristã, que neles tem fundamento. A evidência histórica e testemunhos arquelógicos mostram a proximidade entre a vida de Jesus e a redação dos evangelhos. A relevância desta proximidade é ressaltada no próprio NT, por exemplo por Pedro, que escreve em sua segunda carta: "Nós não estávamos contando coisas inventadas quando anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo, pois com os nossos próprios olhos nós vimos a sua grandeza." (1:16)
Dispõe-se hoje de mais de 5200 cópias manuscritas com textos do original grego do NT. Alguns são papiros (os mais antigos testemunhos do texto do NT), outros são códices unciais (escritos em caracteres maiúsculos sobre pergaminho),códices minúsculos (escritos mais tarde em caracteres minúsculos) ou lecionários (cópias para uso litúrgico). Há mais de 80 papiros, 260 códices maiúsculos, 2700 códices minúsculos e 2100 lecionários distribuídos por bibliotecas de vários países.
As pequenas variações encontradas nestes mais de cinco mil manuscritos são gramaticais ou sintáticas, sem implicações relevantes de conteúdo. Analisando e comparando os manuscritos, os especialistas são capazes de reconstruir a face autêntica original do Novo Testamento que hoje usamos. A documentação existente para esta reconstrução é excepcionalmente privilegiada. Isto fica claro ao confrontar as testemunhas do texto original do NT com as dos textos clássicos latinos e gregos. As primeiras cópias das obras de escritores clássicos (Virgílio, Horácio, Platão, Eurípedes, etc.) consideradas autênticas e plenamente reconhecidas são posteriores às primeiras cópias dos evangelhos.
A autenticidade do NT é também confirmada por historiadores antigos. Eusébio de Cesareia, por exemplo, cita Pápias († 130) bispo de Hierápolis, nascido no primeiro século, isto é, no tempo em que João ainda vivia. Pápias disse sobre o evangelho de Mateus: "Mateus, por sua parte, pôs em ordem os dizeres [de Jesus] na língua hebraica, e cada um depois os traduziu como pode." (História da Igreja III, 39:16).
Uma outra citação de Pápias na obra de Eusébio refere-se ao evangelho de Marcos: "Marcos, tendo se tornado intérprete de Pedro, anotou exatamente, embora não em ordem, tudo o que recordou das palavras e ações de Cristo. Pois não ouviu o Senhor nem o seguiu, mas depois, como eu já disse, seguiu a Pedro, que adaptava seu ensino às necessidades dos ouvintes, sem a intenção de dar um relato conectado dos discursos do Senhor. Assim, Marcos não cometeu engano quando escreveu as coisas como as recordou, pois era cuidadoso em nada omitir do que tinha ouvido, e nada dizer de falso." (História da Igreja III, 39:15).
Outro testemunho foi dado por Irineu († 200). Ele foi discípulo de Policarpo, bispo de Esmirna, que por sua vez foi discípulo de João. Sobre a origem dos evangelhos Irineu escreve: "Mateus, igualmente, compôs um evangelho entre os hebreus no seu próprio dialeto, enquanto Pedro e Paulo pregavam em Roma, e lançavam os fundamentos da igreja. Após sua partida, Marcos, o discípulo e intérprete de Pedro, igualmente entregou-nos por escrito o que tinha sido pregado por Pedro. Lucas, o companheiro de Paulo, também anotou num livro o evangelho pregado por ele. Mais tarde, João, discípulo do Senhor, o mesmo que reclinou sobre o seu peito, publicou também um evangelho quando de sua estadia em Éfeso." (Contra as heresias I, 1).
Muitos autores discutem a credibilidade do texto bíblico com detalhe e objetividade. Para saber mais, consulte:
J. McDowell - Novas evidências que demandam um veredito. Volumes 1 e 2, Editora Hagnos, 2013. (clique aqui para localizar este livro no site da editora)
G.L. Archer Jr. - Panorama do Antigo Testamento, nova edição revisada e ampliada do clássico Merece confiança o Antigo Testamento?, Editora Vida Nova, 2012. (clique aqui para localizar este livro no site da Editora Vida Nova)
O Senhor Jesus Cristo continua abençoando Sua Obra. No próximo sábado, 07 de janeiro de 2017 será inaugurada mais uma Congregação da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco.A Congregação fica no Sítio Ouro Preto - Olinda -PE(uma transversal da II Perimetral).
Os irmãos estão trabalhando com alegria, afinco e muita dedicação para ver mais uma parte do Povo de Deus reunido e adorando a Nosso Deus.
pastor Robenildo Lins, presidente da Assembleia de Deus Ebenezer, convida a todos os irmãos e o publico em geral, para adorar ao Senhor Nosso Deus e agradecê-Lo por mais esta porta para a pregação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Entre os desenhos esculpidos estão uma criz e uma Menorá de sete ramificações
Eles eram apenas três pesquisadores que saíram para dar uma volta durante o Natal (ou Hannukah) nas terras rurais da antiga Judeia, mas não esperavam se deparar com descobertas tão fascinantes. Membros do'Clube de Escavações de Israel', eles pensaram que poderia ser interessante explorar algumas das centenas de cavernas escondidas no Sefelá da Judeia.
Mickey Barkal, Sefi Givoni e Ido Meroz ficaram surpresos ao descobrir gravuras nas rochas dentro das cavernas, que até então eram desconhecidas. Entre os desenhos esculpidos estão uma Menorá de sete ramificações e uma cruz.
As gravuras raras foram encontradas esculpidas na base de uma antiga cisterna de água.
Meroz disse: "Ouvimos que há cavernas interessantes na região, começamos a explorá-las e foi assim que chegamos a esta caverna, que é extremamente impressionante com nichos e gravuras esculpidas na parede".
"Logo que estávamos prestes a voltar, percebemos de repente uma gravura que, à primeira vista, parecia ser uma menorá. Quando percebemos que aquela é uma representação antiga de uma menorá, ficamos muito animados. Sua aparência era bem distinta e relatamos a descoberta à Autoridade de Antiguidades de Israel".
A menorá tem uma base com três pés, e representa o objeto que estava no Segundo Templo (período de 530 aC a 70 dC). Durante este tempo, Jesus nasceu e desenvolveu o seu ministério. A cruz foi gravada perto da menorá.
Outra gravura foi encontrada ao lado da caverna e acredita-se que seja uma chave, bem como gravuras de outros objetos ainda não identificados.
Ao lado da cisterna há um columbário, com dezenas de nichos que foram usados ??para criar pombos na antiguidade. Durante o período do Segundo Templo, as pombas foram usadas como parte dos ritos de sacrifício no Templo.
Sa'ar Ganor, o arqueólogo da autoridade de Ashkelon, disse: "Há edifícios e refúgios escondidos do tempo da insurreição de Bar Kokhba, no segundo século no local e edifícios que datam do período bizantino".
"É raro encontrar uma gravura de uma menorá na parede. Esta descoberta emocionante, que foi revelada simbolicamente durante o feriado do Hanukkah, sustenta a investigação científica sobre a natureza judaica do assentamento durante o período do Segundo Templo", acrescentou.
"A menorá provavelmente foi gravada na cisterna após o fornecimento da água ter sido cortado - talvez por habitantes do assentamento judaico que estava situados lá durante o período do Segundo Templo e do tempo de Bar Kokhba. Já a cruz foi gravada mais tarde durante o período bizantino, provavelmente no século IV dC".
1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29);
2) Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão (2Tm 3.14-17);
3) Na concepção e no nascimento virginal de Jesus, plenamente Deus, plenamente Homem, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Mt 1.23; Rm 8.34; At 1.9);
4) Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm 3.23; At 3.19);
5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8, Ef 2.8,9);
6) No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);
7) Na Igreja, coluna e firmeza da verdade, una, santa e universal assembleia dos fieis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (Jo 4.23; 1Tm 3.15; Hb 12.23; Ap 22.17);
8) No batismo bíblico efetuado por imersão em águas, uma só vez, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12);
9) Na necessidade e na possibilidade de termos vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo (Hb 9.14; 1Pe 1.15);
10) No batismo bíblico com o Espírito Santo, que nos é dado por Jesus Cristo, mediante a evidência física do falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);
11) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (1Co 12.1-12);
12) Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja, antes da Grande Tribulação; segunda — visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16, 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14);
13) No comparecimento ante o Tribunal de Cristo de todos os cristãos arrebatados, para receberem a recompensa pelos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (2Co 5.10);
14) No Juízo Final, onde serão julgados os que fizerem parte da Última Ressurreição; e na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46; Ap 20.11-15).